Numa entrevista recente, o ator Bradley James falou sobre as lendas arturianas,sobre a série e ainda especulou sobre a possibilidade de uma 6ª temporada.
A entrevista, feito por
Fanhattan, começou com um pouco de brincadeira sobre inúmeras propostas de casamento a Bradley James (que acrescentou serem "incontáveis", embora provavelmente seja verdade).
Ao falarem a série, uma vez que o público americano ainda não assistiu à 5ª temporada, Bradley resume o salto no tempo, dizendo que Arthur se acomodou no seu papel como rei e que tudo tem sido feliz e agradável, mas que Morgana virou-se e a alegria perdeu-se um bocado.
Fala sobre o retorno de Mordred, e prevê que muito do que vamos ver nesta temporada vai ser imprevisível. Falando sobre Arthur e Gwen, ele diz que eles estão num bom lugar este ano (embora admita que ele nunca tenha perdoado Gwen por o que ela fez com Lancelot), e que Arthur faria qualquer coisa por Gwen e vice-versa.
Sobre Arthur e Merlin, Bradley diz: "Por incrível que pareça, eu acho que é provavelmente que a relação seja o que sempre foi. É uma grande parte da série, eu acho que um monte de gente assiste à série por causa dessa relação. Depois de terem passado por tanta coisa juntos, o que mudou foi o nível de respeito um pelo outro". E é sabido, eles são praticamente melhores amigos.
Confirma que a 5ª temporada é a mais obscura, o que significa que a série e os personagens cresceram.
Falando sobre algumas das lendas arturianas mais retorcidas, diz que algumas histórias de Arthur e Lancelot seriam inadequadas para uma série da BBC de sábado noite. Mas a história não precisa de ir a esses lugares, James argumenta, porque Merlin funciona bem do jeito que se aproxima das lendas.
Bradley fala sobre os treinos de luta e confessa que gosta de as fazer pois os produtores usam essas cenas para contar a história.
Perto do final da entrevista, James conta a história do anel que ele usa no seu polegar. "Quando eu tinha 18 anos, o meu grupo de amigos pôs dinheiro para cada um dos outros aniversários e o anel foi o presente que eles amigos me compraram".
Finalmente, Bradley diz que se houver uma 6ª temporada gostaria de ver paixão e criatividade, pois acha que são cruciais bem como bons guiões e pessoas que se entreguem à série.