Numa nova entrevista, a atriz Angel Coulby olha para trás nos 5 anos representando a rainha Guinevere, e fala sobre o destino dos personagens no final.
LA Times tem uma grande entrevista no seu site com Coulby, onde ela fala sobre tudo, desde as suas melhores lembranças do elenco aos seus pensamentos sobre o triângulo amoroso Arthur / Gwen / Lancelot.
Falando sobre Merlin a reviravolta da BBC colocar no aspecto romance das lendas arturianas (ou seja, o fato de que Gwen acabou escolhendo Arthur e não Lancelot), ela diz: "Isso poderia ter sido a morte do relacionamento entre Arthur e Gwen mas, em vez eles disso eles deram um toque nele o que tornou possível para nós a sorte de seguir com a série e chegar ao ponto final que eles sempre o planeado. "
Passando a discutir o seu próprio personagem, Coulby concorda com a avaliação de que Guinevere serviu como a consciência da série. "Gwen é sempre tão boa e tão moral que é a bússola moral do espetáculo", diz ela, e admite que ela estava animada para começar a representar a malvada Gwen da 5ª temporada há algum tempo.
Como qualquer um que tenha visto a temporada final sabe, é Gwen que acaba sentada no trono de Camelot e percebendo as visões de paz e de unidade de Arthur.
Coulby chama isso de reviravolta, "uma escolha muito inteligente dos escritores e dos produtores", porque ela acredita que destaca a força das mulheres em Merlin. "Houve um monte de mulheres poderosas na série. E isso nem sempre acontece ", ela reconhece.
Quanto a trabalhar com os outros atores, Coulby expressa a sua satisfação com a rapidez com que cresceram. "Quanto mais nós conhecemos uns aos outros, mais confortável nós crescemos com qualquer tipo de contato físico e esse tipo de coisa, principalmente entre Arthur [Bradley James] e para mim", ela reflete.
Finalmente, ela compartilha a sua memória do seu último dia no set, chamando-o de "bastante divertido. Todo mundo estava de muito bom humor ", lembra. "Todo mundo tinha uma espécie de sentimento de como tinha sido uma experiência incrível, que sempre soubemos que só ia ser de 5 anos e estávamos preparados que o momento em que acabasse."